TF InsightFX - шаблон joomla Видео
Telefone: (+55) 95 3224-8774/ 95 99113-3621 Email: estrellaturismo@estrellaturismo.com

Visite Roraima

MONTE RORAIMA, BOA VISTA, SERRAS CACHOEIRAS , RIO BRANCO

Roraima

Roraima abriga em seu território extensas áreas de floresta tropical e as belas savanas amazônicas, conhecidas regionalmente como lavrado. Possui, ainda, rios em abundância, com cachoeiras, corredeiras e praias apropriadas ao ecoturismo. O estado tem a maior parte de seu território acima da linha do Equador.

É no Parque Nacional do Monte Roraima que está o ponto mais setentrional do país, a Serra do Caburaí, próximo à tríplice fronteira Brasil-Venezuela-Guiana. O parque ostenta formações geológicas de rara beleza, envolvidas por florestas, e acolhe nascentes de rios importantes da região, como o Cotingo, que exibe várias quedas d’água ao longo de seu curso. Nas rochas do parque é possível ver também registros de povos pré-históricos que habitaram a região. O Monte Roraima é um dos pontos mais elevados do país, com 2.875 metros de altitude. Próximos ao parque estão também o município de Uiramutã e a Serra do Sol, outro ponto culminante, com 2.400 metros de altitude.

Ao sul do parque nacional está a Serra do Tepequém, encravada no lavrado roraimense, no município de Amajari. Trata-se de uma formação vulcânica, em cujo topo há uma cratera onde funcionou o primeiro garimpo de diamantes do estado. O antigo caminho usado pelos garimpeiros para subir seus 1.400 metros de altitude funciona hoje como uma trilha para apreciadores de trekking. Região de nascentes, a Serra do Tepequém tem ainda as cachoeiras do Paiva e do Funil com atrativos adicionais.

No centro do estado, onde as savanas dão lugar à densa floresta tropical, está o município de Caracaraí. Situado às margens do rio Branco, Caracaraí é cortada por vários outros rios que formam extensas várzeas durante a estação chuvosa, atraindo grande variedade de animais. A região está protegida por várias unidades de conservação, entre as quais o Parque Estadual da Serra da Mocidade e o Parque Nacional do Viruá. Por conta dessas características ecológicas, Caracaraí tem em operação três hotéis de selva que alojam visitantes do mundo inteiro, especialmente praticantes da pesca esportiva.

 

Boa Vista

Concentrando aproximadamente dois terços dos roraimenses, Boa Vista situa-se na margem direita do rio Branco. É a única capital brasileira localizada totalmente ao norte da linha do Equador. Moderna, a cidade destaca-se entre as capitais da Amazônia pelo traçado urbano organizado de forma radial, planejado no período entre 1944 e 1946 pelo engenheiro civil Darcy Aleixo Derenusson, lembrando um leque, em alusão às ruas de Paris, na França.

O clima é quente e úmido, com duas estações climáticas bem definidas: a estação das chuvas, de abril a setembro, e o verão, de outubro a março. A temperatura varia de 20° a 38°C, sendo a média anual em torno de 27,4º C.

Entre os pontos turísticos, destacam-se a Orla Taumanan, um espaço sobre o Rio Branco com lanchonetes, restaurantes, espaços para descanso; e o Complexo Poliesportivo Ayrton Senna, que ocupa várias quadras, possuindo lanchonetes, parques infantis, quadras de tênis, futebol de salão, futebol de areia, vôlei de praia, quadras de basquete e outros esportes.

Outro atrativo bastante procurado é a Praça das Águas onde está o Portal do Milênio: monumento situado na Praça das Águas construído no fim do segundo milênio, é um belíssimo monumento e atrai muitas pessoas. Outro destaque na cidade está o Parque Anauá  com seus 100 hectares de aéreas de lazer onde aos finais de semana há um grande fluxo de pessoas para relaxar. As praias do Rio Branco também  são um atrativo que levam centenas de pessoas durante a temporada de verão quando as águas do Rio baixam formando vários quilometros de praias com aguas cristalinas e também utilizado pelos praticantes de esportes náuticos para suas atividades